Mix de casa e galeria, tríplex em Tóquio é inspirado em gravuras
A Casa TN, em Tóquio, foi pensada para acomodar uma mãe, que tem por "hobby" desenhar gravuras em preto e branco. Com ela, morariam seu filho e a esposa – casal que, além de dividir um espaço de convivência com a senhora, precisava ter privacidade.
Então, o desafio do arquiteto Tsuyoshi Ando era encaixar duas residências quase independentes em uma área de 80 m², sob um mesmo teto e num único volume construído. O jeito foi verticalizar, projetando um tríplex: no térreo, foi projetado o espaço privativo da matrona da família, com um corredor-galeria de entrada e um pátio para o uso comum; no primeiro andar, ficou a área social do casal, e no segundo piso, a suíte do casal.
O conceito arquitetônico explorou de várias formas a dicotomia entre o preto e o branco das gravuras. Primeiro, Ando imaginou que a conexão entre os espaços privados da mãe e do filho se desse pelo corredor de entrada – verdadeira galeria de arte -, estreito e muito alto, com claraboia de cobertura e parede dedicada à exibição das ilustrações.
Casca dura, coração de manteiga
Se por sua fachada a Casa TN parece hostil - inclusive à entrada de luz natural -, em função das parcas e reduzidas janelas e pela aspereza do concreto; o interior reserva um aconchego inusitado e espaços luminosos. Na galeria, é pela fenda na cobertura que os desenhos são iluminados. São esses "drops" de arte que estabelecem o elo entre as duas gerações da família e entre os dois lares.
O preto no branco das imagens também está na pureza dos materiais empregados. Tudo é bastante cru e exposto ou mesmo natural. Na fachada, só há concreto aparente, que se repete nos interiores, nas paredes estruturais modulares e executadas em fôrmas de madeira. Porém, os ambientes são "aquecidos" por detalhes em tábuas e "palitos" de eucalipto, madeira clara e aconchegante, que gera algum conforto visual a partir de pisos, portas e lances de escadas.
Do micro ao macro
A geometria muito exata, reta e explícita da arquitetura está reproduzida no design do guarda-corpo que acompanha as escadas para circulação vertical, principalmente entre o primeiro e o segundo pavimentos. Em chapas de aço, o equipamento ganha o brilho da pintura esmaltada branca, que contrasta com o concreto e com a madeira.
O P&B está ainda no jogo de imaginativo entre o fechado e o aberto; o claro e o escuro. Da rua, a Casa TN parece uma caixa hermética. De dentro, são tantos os vãos imensos e propícios à entrada de luz do sol, voltados ao pátio interno com jardim, que torna-se dispensável o uso de lâmpadas durante o dia e necessário o de persianas, para evitar ofuscamentos.
De sua mesa de jantar no térreo, que também é espaço de criação, a mãe se concentra no trabalho com as gravuras. Para ela, a Casa TN é o lugar para morar e exibir sua arte, mas também a fonte de sua inspiração.
Ficha técnica
Casa TN, Tóquio, Japão
Projeto de Tsuyoshi Ando
Detalhes do projeto- Área do Terreno 158 m²
- Área Construída 187 m²
- Conclusão da Obra 2013
- Projeto Tsuyoshi Ando
- Equipe Airscape architects studio
- Projeto de Arquitetura Tsuyoshi Ando
- Projeto Estrutural - Concreto T&A associate