Samuel de Assis: Sou um homem preto que não cresceu como um homem preto

Um dos protagonistas da novela Vai na Fé, sucesso na rede Globo, o ator Samuel Assis contou no programa Maria vai com os Outros, do Canal UOL, que se reconheceu como pessoa negra quando chegou em São Paulo no começo dos anos 2000 para estudar teatro.

Eu sou o único preto da minha família[...] Eu fui criado como o filho do coronel, então eu cresci em uma bolha. Eu sou um homem preto que não foi criado como um homem preto. Eu cresci criado como um homem branco

Samuel de Assis, ator

Ao contrário da bolha em que vivia perto do seu pai em Aracaju (SE), Samuel começou a ter experiências pela cidade de São Paulo e na Escola de Arte Dramática da USP que mostravam a todo momento que o ator era visto de uma maneira diferente do que ele conhecia até então.

Quando eu saí de Aracaju e cheguei em São Paulo, me deparei com milhões de espelhos dizendo 'você é preto', foi uma porrada. Eu tive que aprender a fazer tudo isso em paralelo. Aprender fazer teatro, aprender a morar sozinho, longe de pai, mãe, família. Isso, paralelo a todo aquele turbilhão que era a minha vida

Samuel de Assis, ator

Para além da mudança de estado, São Paulo fez Samuel encontrar uma nova versão de si e trouxe o candomblé para sua vida. Na companhia Teatro Oficina, a presença de elementos, santos e símbolos da religião era constante e fez Samuel procurar um pai de santo para entender como funcionava o Candomblé.

Na religião, o ator encontrou conforto e uma versão de homem negro que ele buscava construir em São Paulo. "O candomblé mudou 1000% a minha vida [...] É inexplicável. É um renascimento que eu não sei definir".

Maria vai com os Outros em Universa UOL:

'Maria vai com os Outros 2' com Samuel Assis entra na programação do Canal UOL nesta quinta (25), às 17 horas.

Deixe seu comentário

Só para assinantes