Em reforma, casa de vila ganha estrutura metálica para aproveitar terreno estreito
Quanto mais raras, mais concorridas. Assim são as pequenas casas de vilas, em ruas fechadas -e potencialmente mais seguras- dos bairros tradicionais da cidade de São Paulo. A Casa Cayowaa, na região de Perdizes, é um exemplo desses sobrados geminados e, para valorizá-lo ainda mais, o arquiteto e professor da FAU-USP Francisco Spadoni trabalhou em uma grande reforma que incluiu intervenção estrutural, mudanças significativas no layout interno e criação de um novo volume em pavimento duplo nos fundos do terreno.
Apesar de tanta novidade, a ideia não era descaracterizar a fachada, uma vez que as residências vizinhas vêm mantendo seu aspecto original ao longo das décadas. Por dentro, no entanto, paredes foram demolidas e deram espaço a grandes vãos fechados por panos de vidro sobre trilhos, a fim de trazer para os interiores luz do sol abundante.
O esqueleto
As grossas paredes de alvenaria, de 30 cm de espessura, em blocos maciços, foram reforçadas com vigas metálicas e pilares de concreto, para que a velha estrutura suportasse o peso da nova arquitetura.
Por sua vez os vãos (que podem ser isolados pelos panos de vidro), quando abertos, criam um longo corredor de ventilação natural, que vai desde a porta de entrada até os fundos, no bloco anexo, onde um escritório foi construído sobre o que antes era uma pequena edícula de quintal.
Interiores integrados, exterior bem-resolvido
Linhas retas e limpas e muita luz harmonizam-se em uma configuração de interiores que tira partido do terreno de tamanho reduzido, mas que, por ser bem aproveitado, amplia a sensação de conforto. A nova estrutura de um branco contínuo é pontuada pelo rústico do concreto, do aço e do alumínio –cada qual em sua dose exata.
A circulação externa, para aproveitar todo e qualquer espaço do lote, traz elementos inusitados, como uma passarela metálica que interliga os dois blocos (da frente e dos fundos) no nível do segundo pavimento.
Hoje, com um dormitório a mais, a casa ganhou ainda um ensolarado terraço na cobertura que, além de servir para recepção de amigos, meditação e horas de preguiça, oferece belíssima vista sobre a zona oeste da capital paulista.
Ficha técnica
Casa Cayowaa, São Paulo (SP)
Projeto de Francisco Spadoni - Spadoni AA
Detalhes do projeto- Área Construída 150 m²
- Início do Projeto 2010
- Conclusão da Obra 2010
- Projeto Spadoni AA
- Equipe Tiago Andrade, Carolina Mina Fukumoto, Fabiana Benine, Sabrina Chibani, Jaime Vega e Samir Gouveia
- Projeto de Arquitetura Francisco Spadoni
- Projeto de Paisagismo Célia Alves
- Projeto Estrutural - Concreto Marcel Mendes
- Projeto Estrutural - Aço Marcel Mendes