PUBLICIDADE
Topo

Anderson Baltar

Obras cancelam ensaios na Sapucaí, e Liga prioriza testes com a Mangueira

Objetivo da Liga é realizar o ritual da lavagem da pista e o teste de luz e som com a Mangueira, campeã do Carnaval 2019 - Raphael Dias/Getty Images
Objetivo da Liga é realizar o ritual da lavagem da pista e o teste de luz e som com a Mangueira, campeã do Carnaval 2019 Imagem: Raphael Dias/Getty Images
Anderson Baltar

Anderson Baltar é jornalista, formado pela UFRJ e tem 42 anos. Com mais de 15 anos de experiência na mídia carnavalesca, foi assessor de imprensa da União da Ilha e Império Serrano, produtor de Carnaval da TV Globo e trabalhou em coberturas de desfiles nas rádios Manchete e Tupi. Desde 2011, é âncora e coordenador da Rádio Arquibancada, web rádio com programação inteiramente voltada para o Carnaval. Em 2015, lançou o livro "As Primas Sapecas do Samba", ao lado dos também jornalistas Eugênio Leal e Vicente Dattoli.

Especial para o UOL, no Rio

04/02/2020 08h50

Tradição no período pré-carnavalesco desde 2004, os ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí não serão realizados no Carnaval 2020. Pela segunda vez nos últimos três anos, os treinos estão suspensos. Se em 2018 os mesmos não ocorreram por conta da falta de verbas, nesta ocasião as obras de reforma do Sambódromo tornaram inviável a realização dos ensaios.

A Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba) chegou a obter a autorização de captação de R$ 3,6 milhões, via Lei Rouanet, para a realização dos ensaios. Um calendário, concentrado nos finais de semana de fevereiro, chegou a ser sugerido. Porém, os sucessivos adiamentos na conclusão das obras, que estão sendo tocadas pela prefeitura, fizeram o calendário se tornar inviável.

O objetivo dos dirigentes do Carnaval carioca é realizar, ao menos, no dia 16, o ritual da lavagem da pista e o teste de luz e som com a Estação Primeira de Mangueira, campeã do Carnaval de 2019. Para isso, conta com a conclusão das obras no dia 10 de fevereiro, que é o novo prazo estipulado pela prefeitura.

Liga divulga jurados de quatro quesitos

Na noite de ontem foi realizado o treinamento dos julgadores de quatro quesitos: samba-enredo, bateria, harmonia e evolução. Os jurados receberam orientações do presidente da Liesa, Jorge Castanheira, e conversaram com presidentes e diretores das 13 escolas do Grupo Especial.

Os cinco julgadores de cada quesito terão suas notas, atribuídas de 9 a 10 (com fracionamento decimal) lidas na apuração da quarta-feira de Cinzas. A nota mais alta e a mais baixa serão descartadas. O posicionamento dos jurados nos módulos de julgamento será definido em um sorteio antes do desfile de domingo de Carnaval.

Confira a lista dos jurados:

Samba-enredo

Alfredo Del Penho
Alice Serrano
Clayton Fábio Oliveira
Eri Galvão
Felipe Trotta

Harmonia

Bruno Marques
Célia Souto
Déborah Levy
Jardel Maia Rodrigues
Mirian Orofino Gomes

Evolução

Gerson Martins
Gustavo Paso
Lucila de Beaurepaire
Mateus Dutra
Verônica Torres

Bateria

Ary Jayme Cohen
Cláudio Luiz Matheus
Leandro Luís Oliveira
Philipe Galdino
Rafael Barros Castro

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Anderson Baltar