PUBLICIDADE
Topo

Liesa reduz tamanho do júri na Sapucaí e inicia preparação dos jurados

Vista geral da Marquês de Sapucaí, onde ocorre a apuração do Carnaval do Rio - Bruna Prado/UOL
Vista geral da Marquês de Sapucaí, onde ocorre a apuração do Carnaval do Rio Imagem: Bruna Prado/UOL
Anderson Baltar

Anderson Baltar é jornalista, formado pela UFRJ e tem 42 anos. Com mais de 15 anos de experiência na mídia carnavalesca, foi assessor de imprensa da União da Ilha e Império Serrano, produtor de Carnaval da TV Globo e trabalhou em coberturas de desfiles nas rádios Manchete e Tupi. Desde 2011, é âncora e coordenador da Rádio Arquibancada, web rádio com programação inteiramente voltada para o Carnaval. Em 2015, lançou o livro "As Primas Sapecas do Samba", ao lado dos também jornalistas Eugênio Leal e Vicente Dattoli.

Especial para o UOL, no Rio

28/01/2020 08h48

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), realizou, na noite desta segunda-feira (27), a primeira etapa das palestras de preparação dos jurados do desfile do Grupo Especial do Carnaval 2020. Presidentes, carnavalescos e diretores de Carnaval das escolas tiveram contato com os julgadores de cinco quesitos: mestre-sala e porta-bandeira, enredo, alegorias e adereços, fantasias e comissão de frente.

Para o Carnaval 2020, algumas mudanças foram feitas em relação ao julgamento. A principal foi a redução do número de módulos de julgamento de quatro para três. Dois dos pontos de observação terão dois julgadores de cada quesito - no caso os módulos 1 (localizado no início do desfile) e o 3 (na parte final da pista). O módulo 2, localizado no meio da avenida, terá apenas uma equipe de julgadores.

Desta forma, os nove quesitos terão cinco julgadores cada. Todas as notas serão lidas e a maior e a menor serão descartadas, sobrando, assim, três notas por quesito. O posicionamento dos jurados nas cabines será definido em sorteio pouco antes do desfile de domingo de Carnaval.

Na próxima segunda-feira (03), acontecerá a preparação dos julgadores dos outros quatro quesitos: bateria, samba-enredo, evolução e harmonia.

A Liesa divulgou a lista dos jurados dos cinco quesitos discutidos ontem. Confira:

Enredo

Artur Nunes Gomes

Johnny Soares

Marcelo Antonio Masô

Marcelo Figueira

Pérsio Gomyde Brasil

Alegorias e adereços

Fernando Lima

Madson Oliveira

Soter Bentes

Teresa Piva

Walber Ângelo de Freitas

Fantasias

Helenice Gomes

Paulo Paradela

Regina Oliva

Sérgio Henrique da Silva

Wagner Louza

Comissão de Frente

Gleice Ribeiro

Paulo César Morato

Rafaela Riveiro Ribeiro

Raffael Araújo

Raphael David

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Áurea Hämmerli

Beatriz Badejo

João Wlamir

Mônica Barbosa

Paulo Rodrigues

Anderson Baltar