Topo

Anderson Baltar

Escolas de samba do Rio gravam CD do Carnaval 2019

Integrantes da Estação Primeira de Mangueira - José Eduardo Pachá/Divulgação
Integrantes da Estação Primeira de Mangueira Imagem: José Eduardo Pachá/Divulgação

19/10/2018 20h43

Com os sambas para o Carnaval 2019 definidos, as 14 escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro vivem o momento da gravação do CD. Com lançamento marcado para o final de novembro, o disco começou a ser registrado na Cidade do Samba na última segunda-feira e terá sua primeira etapa concluída no domingo.

A cada dia, duas escolas ocupam a praça central do complexo carnavalesco carioca para gravar as bases do álbum. Com centenas de componentes e ritmistas presentes, o coro e o ritmo são registrados. Logo em seguida, as vozes principais dos intérpretes e os arranjos de cordas serão polidos e registrados definitivamente no estúdio Companhia dos Técnicos. O fim das gravações está previsto para o dia 4 de novembro.

Na opinião de Mário Jorge Bruno, produtor do CD ao lado de Laíla, o modelo de gravação ao vivo, implantado para o CD de 2010, agradou ao público e deu uma nova dinâmica às escolas. “O modelo de estúdio é mais demorado. Aqui é mais rápido e prazeroso, já que o canto dos componentes pega o clima de empolgação das escolas. Com o passar dos anos, as agremiações se empenham em fazer o melhor. A competição já começa aqui”, afirma o produtor.

Como marca do novo álbum, Mário Jorge já adianta que a intenção dos produtores é fazer um disco que valorize a musicalidade das composições, mas sem perder de vista o potencial de divulgação em rádio. “Queremos fazer um disco que os programadores tenham vontade de tocar nas emissoras. Para isso, investimos na qualidade dos arranjos, pedimos para os cantores quase não fazerem 'cacos' e as baterias fazem suas bossas de forma econômica. A estrela do CD é o samba”, explica.

As longas introduções, que marcaram algumas faixas no CD de 2018, não deverão se repetir. “Apesar de ter achado que valorizaram os sambas, estamos evitando neste ano. Temos uma escola a mais e a minutagem das faixas foi reduzida”, salienta o produtor.

A intenção da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba) é lançar o álbum na última semana de novembro em todas as lojas e principais plataformas digitais. Gravado desde 1968, o disco das escolas de samba cariocas conta com a direção técnica de Zacarias Siqueira.

Anderson Baltar