O que é Gundam? Conheça o maior anime de robô gigante do Japão

Ler resumo da notícia
Embora "Mobile Suit Gundam GQuuuuuuX" pareça um título de anime escrito por um gato andando em cima de um teclado, esta é a nova produção da franquia "Gundam", uma das mais influentes no Japão.
Responsável por popularizar o gênero mecha —aqueles robôs gigantes de combate—, de tempos em tempos aparecem novas empreitadas na franquia para renovar o público. Splash explica aqui como surgiu a série "Gundam" e ainda apresenta o anime que acaba de estrear.
Como surgiu
Embora não tenha sido o primeiro anime a apresentar robôs gigantes, "Mobile Suit Gundam", de 1979, é um marco por sua abordagem mais séria. Os personagens adultos tinham conflitos densos e os robôs funcionavam de forma mais realista, além de ter rolado até a introdução de uma abordagem política que é um ponto em comum nos animes desta franquia.
"Gundam" foi ganhando outras séries e spin-offs, sempre seguindo os alicerces da original, de 1979. Porém, de tempos em tempos, o estúdio Sunrise fazia algum movimento para conquistar uma nova parcela do público. Um desses foi no final dos anos 1990, quando a equipe criativa misturou os robôs gigantes com um elenco parecido com o de uma boyband para criar séries como "Gundam Wing" e "Gundam SEED", dois sucessos incontestáveis na franquia. "Wing", inclusive, acabou sendo o primeiro "Gundam" a ser exibido no Brasil, transmitido pelo Cartoon Network, e cujo mangá foi lançado pela editora Panini.
Sob esse aspecto de introduzir um novo público, uma das séries mais importantes para a série "Gundam" é bem recente: "The Witch from Mercury". Este anime de 2022 renovou a base de fãs dos mechas apresentando uma história ambientada em uma escola na qual as tretas entre alunos repercutiam nos conflitos políticos e empresariais de seus pais.
A protagonista Suletta Mercury se tornou uma sensação no meio otaku e um ícone da diversidade LGBTQIAPN+, afinal tinha uma relação homoafetiva com sua colega de escola Miorine Rembran. Ainda que o relacionamento das duas seja negado pela empresa responsável por cuidar das vendas de miniaturas de robôs, a Bandai Namco, os fãs abraçaram essa aproximação.
A nova série Gundam
"Mobile Suit Gundam GQuuuuuuX", de 2025, é a nova produção da franquia. Primeiramente lançada nos cinemas japoneses, em janeiro —na verdade uma exibição prévia dos primeiros capítulos—, com o subtítulo "Beginning", agora a versão em série chega globalmente através do Prime Vídeo, com episódios semanais. O novo anime é uma criação de Kazuya Tsurumaki, diretor da série, e conta com uma mãozinha da dupla Hideaki Anno (criador de "Evangelion") e Yoji Enokido (de "FLCL") nos roteiros.
"GQuuuuuuX" começa quando a adolescente Amate Yuzuriha está prestes a pegar um trem, mas acaba trombando com a refugiada de guerra Nyaan. No choque, um dispositivo usado para atividades ilegais aparece no meio das coisas de Amate, que se envolve em uma grande confusão. Em paralelo a isso, a polícia espacial e o Principado de Zeon estão atrás do Gundam Vermelho utilizando o robô GQuuuuuuX, que acaba sendo pilotado por Amate.
O novo anime é um espetáculo visual, sendo uma produção conjunta do estúdio Sunrise (que cuida das séries Gundam) e do estúdio Khara (fundado por Anno e responsável pelos filmes novos de "Evangelion"). As animações em 2D estão belas, ainda mais que em "The Witch from Mercury", e os robôs feitos em computação gráfica não têm aquele aspecto artificial de muitos animes do gênero. Parecem máquinas que realmente poderiam existir.
Dicas de séries "Gundam" para começar a curtir
Recentemente rolou uma pesquisa no Japão na qual os entrevistados contavam quais séries "Gundam" foram responsáveis por introduzi-los na franquia. As mais votadas também são boas opções para se começar a acompanhar essa saga espacial. Confira três indicações de animes para se iniciar nesse universo:
- "Mobile Suit Gundam the Witch from Mercury" (2022): A adolescente Suletta Mercury, do planeta Mercúrio, se matricula no Instituto Asticassia de Tecnologia. Lá, acontecem combates entre alunos usando mobile suits e, nesses simples "exercícios", são resolvidas questões políticas e empresariais de fora da escola. Anime disponível na Crunchyroll, com dublagem e legenda.
- "Gundam Seed" (2002): A série aborda os conflitos entre a Aliança da Terra e as Forças ZAFT. Este é o primeiro anime da franquia ambientado na "Era Cósmica", o que pode facilitar para quem se perde muito em linhas do tempo de longos animes. Disponível na Crunchyroll, com legenda em português.
- "Mobile Suit Gundam" (1979): Está acontecendo uma guerra entre as colônias espaciais do Principado de Zeon e a Federação Terrestre, e a arma utilizada são os robôs chamados Mobile Suits. Um desses robôs cai nas mãos do civil Amuro Ray, e ele será responsável por ajudar nesse conflito. É o primeiro anime da série e, até hoje, considerado um clássico atemporal. Disponível na Crunchyroll, com legenda em português.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.