Topo

Papo Preto #77: A moda como ferramenta de empoderamento

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

04/05/2022 06h00

Quem nunca ouviu que a primeira impressão é a que fica? Neste episódio do Papo Preto, Yago Rodrigues recebe a consultora de imagem Janaína Souza para falar sobre como a forma de se vestir pode ser uma ferramenta de empoderamento para a população negra. A entrevistada traz exemplos de seu trabalho e enfatiza a importância de valorizar iniciativas afro empreendedoras também na moda.

"Eu uso a moda como forma de empoderamento, mas principalmente como estratégia, para criar uma imagem, transformar a forma como a gente se veste para conseguir passar a imagem que a gente quer passar", diz ela a partir de 01:53 do arquivo acima.

Janaína diz que para os negros se vestir bem é uma forma de proteção. "Minha mãe dizia que mesmo se eu fosse só até a padaria eu precisava ir arrumada. Mas ela não me explicava o motivo, e obviamente era por conta do racismo e da forma como as pessoas enxergam a comunidade negra, ela via aquilo como uma forma de proteção" (a partir de 07:38 do arquivo acima).

"Isso é algo que ainda acontece", continua ela. "A imagem acaba nos ajudando a atravessar barreiras que ainda temos que romper. Quando a gente tem consciência disso, costumo dizer que passamos a interferir no sistema. Ainda é um meio de proteção, mas hoje passa mais por uma estratégica mesmo, é algo pensado para passar para a sociedade o que queremos que ela veja."

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.