Topo

Papo Preto #127: Quem são as pioneiras da seleção brasileira de futebol?

De Ecoa, em São Paulo

26/07/2023 06h00

Você sabia que a seleção brasileira feminina disputou sua primeira Copa do Mundo em 1991 e que havia uma presença significativa de mulheres negras? Mas quem são essas pioneiras e como elas contribuíram para elevar o futebol feminino ao patamar atual, com ampla visibilidade e até transmissões em canais abertos de TV? A mulher negra ainda ocupa e recebe a mesma valorização nesta categoria?

Neste episódio do Papo Preto, a apresentadora Stela Diogo conversa com Mirian Soares, goleira da seleção de 1991, que faz reflexões importantes sobre a evolução do futebol feminino e os desafios contínuos no combate ao machismo e ao racismo nessa área. "Foi muito gratificante sair do nosso país para representá-lo lá fora no primeiro campeonato mundial, tínhamos muitas expectativas, mas também muitas cobranças", diz ela a partir de 05:34 do arquivo acima.

Mirian conta que a seleção feminina não tinha material próprio e utilizava equipamentos do futebol masculino. "Usávamos uniformes enormes... Foi uma aventura, viajamos 14 horas, depois ficamos dois dias na Suíça sem bagagem, porque foi desviada. Depois tivemos que pegar outro voo até a Índia e só depois para a China. A gente não sabia o que ia encontrar pela frente."

O Brasil não passou da fase de grupos na primeira copa. Venceu o Japão, mas em seguida perdeu para Suécia e Estados Unidos, e Mirian explica que depois do torneio preparatório, realizado três anos antes, as outras seleções investiram no futebol feminino e se prepararam, mas a nossa, não. "Encontramos equipes muito bem organizadas, com comissões técnicas completas, alimentação diferenciada, com todo um planejamento que uma equipe profissional deve ter. E nós não tínhamos nada, fomos cobaias de todo o staff de comissão técnica" (a partir de 07:18 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.