Topo

Papo Preto #109: O racismo no futebol

De Ecoa, em São Paulo

14/12/2022 06h00

Em meio à Copa do Mundo, o tema deste episódio do Papo Preto é o racismo no futebol. Para falar sobre o assunto, Stela Diogo recebe Marcelo Carvalho, idealizador e diretor do Observatório do Racismo no Futebol, iniciativa que nasce com o objetivo de monitorar e divulgar os casos de racismo e promover ações educativas.

Como menino negro, Carvalho sonhava em ser jogador de futebol. "Assim como milhões de meninos periféricos, via no esporte uma possibilidade de ascensão social", diz. Ele nunca jogou, mas estudou e formou-se em administração de empresas com pós-graduação em gestão esportiva. Foi quando ele se deu conta de que o racismo existia no futebol e resolveu agir.

"O Observatório do Racismo no Futebol nasceu como um perfil, depois virou um projeto e hoje é uma das maiores referências quando falamos de racismo no futebol brasileiro", diz ele. "O nosso primeiro objetivo era mostrar para a sociedade que os casos de racismo no futebol não eram casos esporádicos. Aconteciam e não eram noticiados" (a partir de 04:38 do arquivo acima).

Apesar de notar uma evolução na luta contra o racismo no futebol, com jogadores denunciando a violência que sofrem, ele acredita que a questão só vai avançar quando a luta envolver perda de dinheiro. "A mudança vai acontecer quando os patrocinadores de futebol entenderem que não podem compactuar e patrocinar um campeonato onde acontece muito caso de racismo" (a partir de 15:13 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.