Topo

Papo Preto #118: Negros e indígenas na produção de conhecimento

De Ecoa, em São Paulo

22/03/2023 06h00

Neste episódio de Papo Preto, Setela Diogo conversa com Thales Vieira, coordenador executivo do Observatório da Branquitude sobre o filme 'Nenhum saber para trás'. O filme questiona a desigualdade racial na hierarquia de saberes e na produção do conhecimento. Ele fala sobre a importância de propor a valorização da contribuição dos negros e indígenas na produção de conhecimento.

O documentário traz um debate entre Cida Bento, psicóloga, ativista e fundadora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT-SP), e Daniel Munduruku, escritor, professor e ativista indígena sobre a compreensão do papel da ciência.

Thales Vieira conta que o filme colocou uma intelectual negra e um intelectual indígena dentro da Faculdade de Direito da USP e que essa escolha está cheia de simbologias. "A faculdade de Direito da USP é uma faculdade que, no seu interior, trabalha muito forte a questão da memória. Todas as salas homenageia alguém. Mas ela é exclusivamente branca, porque negros e indígenas não tinham acesso àquele espaço" (a partir de 05:10 do arquivo acima).

Ao mesmo tempo, em 2022 formou-se a primeira turma de cotistas da universidade. "Pensa no nível de violência que é uma pessoa negra ou indígena entrar naquele espaço e ficar olhando o dia inteiro pseudo intelectuais do passado que buscavam exterminar essas populações. É uma violência simbólica muito forte" (a partir de 07:39 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.