Topo

Papo Preto #102: Expectativas e desafios para as pautas raciais no 2º turno das eleições

De Ecoa, em São Paulo

26/10/2022 06h00

Às vésperas dos resultados finais das eleições de 2022, este episódio de Papo Preto recebe Ieda Leal, coordenadora nacional do MNU - Movimento Negro Unifcado. Ela analisa, no atual cenário político, os resultados alcançados até aqui nas eleições e principalmente os desafios para o futuro das pautas raciais.

"O MNU está aqui para lembrar da necessidade de termos um projeto que dê conta de acolher, respeitar e abraçar a história do povo negro. E nós estamos preparados para ajudar o Brasil no desenvolvimento, queremos participar dos governos, dos espaços de poder, para fazer com que a mudança seja mais rápida", diz Ieda a partir de 06:55 do arquivo acima. "Temos também que cobrar do Estado que essa violência seja punida rigorosamente para que possamos estancar esse racismo que existe no nosso país."

A pesquisadora avalia que todas as pessoas negras que foram eleitas são de muita importância e precisam se unir para agirem juntas, independentemente da região do país em que estão. "Queremos contar com quem teve mil votos e com quem teve mais de 300 mil, vamos somar e mostrar para o país que somos um quilombo que se organiza para trabalhar a valorização de todos os profissionais também por meio da nossa participação no parlamento" (a partir de 09:40 do arquivo acima).

Ela diz ainda que é também necessário se juntar e contar com a ajuda de pessoas brancas comprometidas com a luta antirracista. "Precisamos somar esforços do Brasil todo para fazermos um grande quilombo, o quilombo do parlamento'. Estamos no caminho correto, de convencimento da população de que precisamos escolher negros para nos representar' (a partir de 13:01 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.