Topo

Papo Preto #108: As comunidades quilombolas na agenda climática da COP 27

De Ecoa, em São Paulo

07/12/2022 06h00

Neste episódio de Papo Preto, a repórter Fernanda Rosário recebe Antônio Criolo e Sandra Maria da Silva Andrade, representantes da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos. Eles falam sobre as discussões que ocorreram este ano na COP 27.

Antônio Criolo diz que as comunidades quilombolas precisam ser vistas. "Por conta de toda uma discriminação, não é dito o quanto a população quilombola tem ajudado a proteger os biomas e o patrimônio ambiental brasileiro", diz. "Costumo dizer que nós, quilombolas, somos apenas suportados no Brasil. Nós não conseguimos ter visibilidade e respeito" (a partir de 03:47 do arquivo acima).

Ele diz que os quilombolas querem dizer para a sociedade que têm um plano para proteger o planeta. "As comunidades quilombolas sabem cuidar. Entendemos que a terra não pode ser um simples ativo de mercado, precisamos compreender que é com base nisso que vamos garantir o futuro da humanidade" (a partir de 06:00 do arquivo acima).

Sandra Andrade explica que é importante que o mundo todo saiba que os quilombolas estão do lado do desenvolvimento com sustentabilidade. "Nós não somos contra o desenvolvimento, queremos ser envolvidos nele, e para ter desenvolvimento não precisa degradar. Nós sabemos como manter o meio ambiente e ter o desenvolvimento" (a partir de 09:50 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.