Topo

Papo Preto #96: Érico Brás fala sobre estratégias para valorização dos artistas negros

De Ecoa, em São Paulo

14/09/2022 06h00

Neste episódio de Papo Preto, Stela Diogo conversa com Érico Brás, cantor, compositor, ator e apresentador que está no ar na novela da Globo 'Mar do Sertão'. Ele fala sobre a participação e presença dos negros no audiovisual e sobre como as ditas políticas inclusivas ainda são muito pouco eficientes.

Érico Brás diz que lamenta ver tanta discussão por diversidade no Brasil e tão pouco resultado na prática. "O que aconteceu até hoje é consequência de muita luta, mas mesmo assim ainda é muito pouco. Temos uma quantidade muito pequena de negros na mídia tradicional. Na publicidade temos um pouco mais, mas mesmo assim tem muitas marcas em que a gente ainda não entra, não nos vemos nelas, e isso é um problema" (a partir de 5:12 do arquivo acima).

Segundo o ator, o cinema brasileiro é majoritariamente feito por pessoas brancas, que continuam contando as suas histórias delas para elas mesmas. "Nós pagamos impostos que são usados pela Ancine para financiar as produções e ainda continuamos de fora. Nós somos apenas 5% de produtores, diretores, roteiristas, tem produção que não tem gente preta e isso é um absurdo."

Divergindo de uma maioria que normalmente acredita que a educação é o caminho para a solução dos problemas do Brasil, Brás diz que, para ele, a solução é política. "A solução para o Brasil é uma política que se comprometa com a educação e com a cultura, que nos ajude a construir um pensamento político sobre as coisas, e isso vai resolver muita coisa no Brasil" (a partir de 8:34 do arquivo acima).

Além disso, o ator defende uma mudança na luta do povo negro que, segundo ele, é uma luta "de sofá, nas redes sociais". "Não temos coragem de nos levantar, a estratégia de revolucionário de sofá, de redes sociais acho que não vai a lugar nenhum. Porque, inclusive, os brancos sabem o que vamos discutir e muitos deles usam o que falamos nas redes sociais contra nós" (a partir de 24:42 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.