Topo

Papo Preto #106: O que é a Consciência Negra?

De Ecoa, em São Paulo

23/11/2022 06h00

O Dia da Consciência Negra simboliza a luta do movimento negro no Brasil, que homenageia também o símbolo da resistência contra a escravidão, Zumbi dos Palmaresm que morreu em 20 de novembro. Neste episódio de Papo Preto, o brasileiro-congolês Kabengele Munanga, antropólogo e professor aposentado da USP, explica a importância desta data.

O professor diz que quem nomeou esse dia foi o movimento negro, que chegou à conclusão de que o dia 13 de maio não tinha nenhum significado para a população negra do Brasil. "Era o dia da abolição formal da escravatura, mas a escravidão, de fato, continuou. O verdadeiro Dia da Consciência Negra é o dia 20 de novembro, que tem a ver com a morte de Zumbi dos Palmares, que lutou para abolir a escravidão no Brasil" (a partir de 03:08 do arquivo acima).

A luta do povo negro é contínua e cotidiana, segundo Munanga, mas esta data é necessária porque todas as lutas vivem de símbolos e de datas significativas. "Nesse dia se mobiliza a população para uma conscientização mais ampla, se discute as questões da população de negros na sociedade e a sua inclusão, sua ausência na educação Discute-se as políticas afirmativas ou as políticas públicas possíveis porque já são 134 anos que se aboliu a escravatura. Não são suficientes para ver os negros representados em toda a sociedade brasileira?" (a partir de 12h24 do arquivo acima).

Para Kabengele Munanga, o racismo se combate com políticas, com uma educação multicultural que contemple a diversidade e as diferenças, as histórias e culturas dos povos que construíram o Brasil e dos que aqui se encontravam."É preciso fazer inclusão das vítimas do racismo na educação. Isso não se faz com discursos e palavras, mas com políticas. O processo mal começou" (a partir de 17:37 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.