Topo

Papo Preto #98: Mana Bella fala sobre a busca pela proporcionalidade na arte e na sociedade

De Ecoa, em São Paulo

28/09/2022 06h00

Neste episódio de Papo Preto, a apresentadora Stela Diogo recebe a artista Mana Bella para falar do lançamento do seu primeiro álbum, 'Denegrindo saberes'. Elas conversam sobre como os obstáculos para os artistas independentes no Brasil aumentam quando se trata de mulheres negras e periféricas.

"Nós temos que estar em vários lugares. Eu me fiz jornalista para escrever algo sobre mim, eu me fiz assessora de imprensa para enviar isso para algumas mídias. A capa também fui eu que idealizei, faço dança, apesar de não ser dançarina, para melhorar minha performance", conta ela a partir de 05:07 do arquivo acima.

Bella diz que por ser uma mulher preta, periférica e nordestina e cantar letras fortes que falam sobre militâncias e coisas que muita gente não quer ouvir, as portas dos festivais estão fechadas para ela. "Por isso me fiz também produtora para poder criar um ambiente em que eu pudesse cantar e outras mulheres pretas também" (a partir de 07:51 do arquivo acima).

A luta antirracista, para ela, já está em um ponto que vai além daquele que exige representatividade na sociedade. "Eu não quero ocupar os espaços que a branquitude e que a sociedade racista já têm e ser ferramenta de engrenagem para eles falarem 'no meu espaço existe representatividade'. Já passou esse tempo, eu quero proporcionalidade. Em um país onde 56% da população é preto e 54% é formada de mulheres, onde está a proporcionalidade dos festivais, das casas de cultura, da educação?" (a partir de 10:19 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.