Topo

Papo Preto #128: Por que 25 de julho é dia da mulher negra?

De Ecoa, em São Paulo

02/08/2023 06h00

Você sabe por que o dia 25 de julho é celebrado como o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha? Para compreender melhor essa data, este episódio de Papo Preto traz uma conversa com Inaldete Pinheiro, escritora e ativista negra que participou do encontro onde surgiu a ideia de instituir o dia em homenagem à mulher negra.

Ela conta que a data surgiu por sugestão de uma mulher negra da República Dominicana, durante um encontro feminista internacional realizado na Argentina, em 1992. "Ela sugeriu fazermos um encontro sobre os 500 anos de descobrimento das Américas. Eu me candidatei para trazer para o Nordeste a discussão e assim começamos a articular o encontro em São Domingo, capital da República Dominicana" (a partir de 3:08 do arquivo acima).

No final daquele encontro, no dia 25 de julho, foi feita a proposta de se criar o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. No Brasil, no entanto, demorou mais de 20 anos para a data ser reconhecida oficialmente, só ocorreu em 2014 pela lei 12.987, sancionada pela presidente Dilma Roussef.

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.