Topo

Papo Preto #124: Como a população negra está envelhecendo?

De Ecoa, em São Paulo

05/07/2023 06h00

Este episódio de Papo Preto discute o envelhecimento da população negra. O sociólogo e pesquisador Huri Paz, que fez parte da pesquisa Envelhecimento e Desigualdades Raciais, realizada pelo Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) em parceria com o Itaú Viver Mais, analisa os dados e explica por que eles evidenciam que existem diferenças no processo de envelhecimento entre pessoas negras e brancas.

Segundo ele, o processo de envelhecimento acontece de forma muito diferente entre negros e brancos. "No estudo analisamos onze dimensões diferentes da vida das pessoas e aqui vou destacar cinco delas em que as desigualdades raciais estão mais presentes: na segurança financeira, na inclusão produtiva, inclusão digital, exposição à violência e na saúde", explica a partir de 04:40 do arquivo acima. "Precisamos entender por que as pessoas negras estão acumulando desvantagens em relação às pessoas brancas no processo de envelhecimento."

Segundo dados do IBGE, existe uma mudança geracional bastante séria em curso. Os números mostram que, em 2030, o número de brasileiros com idade acima de 60 anos será igual ao número de jovens. A pesquisa sobre envelhecimento e raças foi realizada em Porto Alegre, São Paulo e Salvador porque são as cidades onde essas mudanças estão mais evidentes.

Dentre outras coisas, o levantamento mostrou que as pessoas brancas acima dos 50 anos, em todas as faixas etárias, se sentem mais confortáveis com a renda que recebem e com os gastos mensais que elas têm. "Isso demonstra como as pessoas brancas, ao longo da vida, conseguem estar inseridas em uma rede de pessoas com mais condições e conseguem envelhecer menos preocupadas em pagar as contas no final do mês", diz Huri (a partir de 05:19 do arquivo acima).

Mas a saúde é o indicador que mais demonstra as desigualdades. Os dados mostram que as pessoas negras são maioria no SUS e os homens negros costumam morrer até os 60 anos. "É preciso reconstrução da saúde da população negra no Brasil, já tem isso institucionalizado, mas nos últimos seis anos tudo foi muito destruído, temos que retomar pensando em aspectos locais", diz o pesquisador (a partir de 13:23 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.