Topo

Papo Preto #125: Você sabe o que é 'amefricanidade'?

De Ecoa, em São Paulo

12/07/2023 06h00

Neste episódio do Papo Preto, a apresentadora Stela Diogo conversa com três mulheres que seguem o legado da intelectual e ativista Lélia Gonzalez em seus trabalhos e pesquisas, para explicar o termo 'amefricanidade'. Ele foi criado por Lélia nos anos 1980 para relacionar a ancestralidade dos brasileiros negros com os povos ameríndios e africanos.

O termo 'amefricanidade' é descrito por Lélia como uma categoria político cultural que busca um novo olhar sobre a formação do Brasil e da América Latina, considerando principalmente as contribuições dos povos negros e indígenas na construção cultural do continente americano.

"Eu penso que é ainda mais do que uma categoria, é uma experiência que foi, e ainda é, compartilhada por povos e identidades que foram sistematicamente apagadas no processo", diz Luciana Brauna, cientista social e educadora, a partir de 03:56 do arquivo acima.

Para Lélia Gonzalez, reafirmar particularidades da existência dos negros na América como um todo, sem nunca perder a consciência dos profundos laços que há com a África, é uma forma de abandonar as reproduções de um imperialismo que sempre massacrou as pessoas negras.

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.