Topo

Papo Preto #95: O albinismo é uma condição genética que também atinge a raça negra

De Ecoa, em São Paulo

07/09/2022 06h00

Neste episódio de Papo Preto, Stela Diogo recebe o modelo e criador de conteúdo Mattheus Diaz. Ele é um negro albino e fala sobre os desafios de viver com essa condição genética que lhe tira a principal característica de sua raça, que é a cor da pele.

Mattheus explica que o albinismo é uma condição genética que altera a produção de melanina parcial ou totalmente do corpo do indivíduo. "A melanina é o que dá pigmentação aos olhos, à pele e aos pelos, embora seja uma condição genética, algumas doenças podem derivar dele, como o câncer de pele e problemas na visão, e ele está presente em todas as etnias" (a partir de 2:18 do arquivo acima).

Durante a pandemia, ele decidiu produzir conteúdo sobre albinismo com a finalidade de se mostrar para a sociedade e explicar a sua condição. "Eu mantenho minha identidade por meio dos meus traços, meu nariz, minha boca e meus cabelos. Mas é muito difícil ser um negro albino, é até um pouco engraçado porque você não tem a pigmentação, que é a principal característica de um negro", diz a partir de 3:39 do arquivo acima.

"A sociedade não nos reconhece, as pessoas não aceitavam muito, mas há outros negros albinos também fazendo conteúdo e eu estou sentindo uma melhora da sociedade referente a essa aceitação", continua ele.

O modelo diz que se sente muito mais como um ancestral do que como um descendente. "Isso porque estamos criando um caminho para os outros lá na frente. É muito importante nos apropriarmos do nosso espaço e também nos mostrar para o mundo, embora muitas vezes seja desconfortável, se a gente não for lá e se mostrar, ninguém vai ir na nossa casa para nos ver e nos entender" (a partir de 6:41 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.