Topo

Papo Preto #129: Quem passa fome no Brasil hoje?

De Ecoa, em São Paulo

09/08/2023 06h00

Os números do Inquérito Nacional sobre Segurança Alimentar no Contexto da Pandemia de covid-19 no Brasil, conduzido pela Rede PENSSAN, mostram como o racismo e o sexismo têm um impacto significativo na penalização das pessoas negras e das mulheres, inclusive no que diz respeito à alimentação.

Os dados indicam que a fome era a realidade em 25,9% das famílias chefiadas por mulheres com menos escolaridade e em 29,1% dos domicílios em que a mulher responsável estava desempregada ou com trabalho informal, sendo a maioria dessas mulheres negra.

Para falar sobre esse cenário, neste episódio do Papo Preto, a apresentadora Stela Diogo recebe Bárbara Barboza, coordenadora de justiça racial e de gênero da OXFAM Brasil, organização que colaborou na elaboração do inquérito. Segundo ela, a situação atual é tão grave que famílias que são a base da alimentação do Brasil, como as que trabalham na agricultura familiar, estão passando fome.

"A insegurança alimentar se trata do acesso, quando as famílias não têm acesso regular e permanente à alimentação, com uma quantidade que é suficiente para a sobrevivência, estão em insegurança", explica a pesquisadora a partir de 02:17 do arquivo acima. "É muito triste falarmos em dados no nível da sobrevivência porque esses dados têm uma cara: estamos falando da sobrevivência de mulheres negras, de mulheres e de crianças até 10 anos."

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.