Topo

Papo Preto #117: O negro com deficiência tem que combater o racismo e o capacitismo

De Ecoa, em São Paulo

18/03/2023 06h00

"O autismo no Brasil tem raça, gênero e classe. Ele é branco, homem e rico, essas pessoas não têm dificuldade no diagnóstico", diz Luciana Viegas, idealizadora do movimento Vidas Negras com Deficiência Importam. Ela é negra, autista e mãe de uma criança também com deficiência e conversa com Stela Diogo neste episódio de Papo Preto sobre os problemas do capacitismo e as consequências do racismo para pessoas negras com deficiência.

Luciana explica que o capacitismo é a estrutura de dominação e de opressão sobre corpos de pessoas com deficiência. "E o capacitismo que uma pessoa branca com deficiência sofre é uma forma, o de uma pessoa negra com deficiência é de outra forma, porque ele vem entrelaçado com o racismo" (a partir de 04:29 do arquivo acima).

Preocupada em garantir um futuro melhor para o seu filho, Luciana começou a buscar nas redes outras pessoas negras com deficiência e percebeu que não as via com a mesma intensidade com que as pessoas brancas estavam ocupando as redes e pautando o debate de capacitismo. "Isso me gerou um questionamento: onde estão as pessoas negras com deficiência?" (a partir de 05:47 do arquivo acima).

Desse seu esforço surgiu o movimento Vidas Negras com Deficiência Importam, que tem por objetivo entrar no debate do capacitismo e por políticas públicas para as pessoas com deficiência levando o racismo em consideração.

"Durante muito tempo o autismo, por exemplo, foi visto como doença de menino, esse azul que representa a cor do autismo é literalmente sexista. Quando a gente vai ver representação de autistas na mídia são sempre homens, brancos, ricos. O meu corpo de mulher negra, pobre e periférica estava distante da ideia de o que era o autismo e eu demorei muito a ser diagnosticada" (a partir de 19:32 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.