Papo Preto #132: Luana Xavier fala sobre a série 'Humor Negro'

Como fazer humor com respeito e responsabilidade, trazendo à tona temas sociais importantes? A atriz e apresentadora Luana Xavier, que faz parte do elenco da série 'Humor Negro', produção Globoplay e Multishow, é a convidada deste episódio de Papo Preto para falar sobre esse assunto.

O programa humorístico teve início em 2022, como um stand-up em Salvador, e agora ganhou as telas no formato de série. Todo o elenco é formado por pessoas pretas e também há muitos profissionais pretos nos bastidores da produção.

"Tendo uma equipe majoritariamente preta ali nos bastidores também, a gente se olha naquele momento em que o texto fugiu da cabeça, encontra na coxia uma pessoa igual a você que te olha e só faz um sinal de 'vai lá que vai dar tudo certo'. De repente, parece que o texto volta. Essa sensação de irmandade faz muita diferença" (a partir de 04:57 do arquivo acima).

Nos 10 episódios da série são abordadas várias temáticas acerca do universo das pessoas pretas, com a finalidade também de mostrar ao público que é possível fazer humor sem ofender ninguém.

"Temos que trazer situações de racismo para o humor, mas como denúncia. A gente sabe que precisa de diferentes linguagem para atingir o maior número de pessoas, e certamente o humor é uma ferramenta muito importante de denúncia de questões sociais" (a partir de 12:59 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.

Deixe seu comentário

Só para assinantes