Topo

Papo Preto #107: O que é a autodeclaração de cor?

De Ecoa, em São Paulo

30/11/2022 06h00

Neste episódio de Papo Preto, a professora Najara Costa, que é socióloga e codeputada estadual eleita em São Paulo, explica o que é a autodeclaração de cor e o que é ser negro no Brasil, levando em conta a definição do IBGE para mapeamento da população e a criação de políticas públicas.

Ela diz que a retomada do conceito de raça como um conceito sociológico gerou vários problemas, inclusive na academia brasileira, pois muitos antropólogos eram contrários a essa definição sociológica de raça porque se dizia que o Brasil seria dividido. "A autodeclaração racial é uma conquista universal, porque a forma como as pessoas se autodefinem é o que vai caracterizar a sua própria identidade", diz ela a partir de 04:06 do arquivo acima.

"E a identidade também é construída a partir de uma exclusão, de como a sociedade vê aquela pessoa. Quem é negro consegue entender bem quando se percebeu negro e quanto o fato de ser negro teve um impacto muitas vezes negativo em sua vida", continua Najara Costa.

A socióloga comenta o caso do candidato a governador da Bahia nas últimas eleições, ACM Neto, que se autodeclarou pardo sem ser reconhecido pela sociedade como tal. "A pessoa pode se autodeclarar negra e não ser vista como negra pela sociedade. Um ponto muito importante e que causa um imbroglio é a questão da terminologia 'pardo' usada oeki UBGE" (a partir de 07:36 do arquivo acima).

Para efeito de uma política pública, o pardo é considerado negro no Brasil. Essa terminologia causa polêmica porque o pardo é fruto de qualquer mistura, mas para o IBGE o pardo é negro e é essa informação que é usada para a elaboração de políticas afirmativas. "No caso da política, a declaração de pardo não garante uma vaga, não há cota a ser preenchida, mas determina uma política afirmativa de destinar mais verba para aquele partido na próxima eleição."

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.