Topo

Papo Preto #111: A diferença entre racismo religioso e intolerância religiosa

De Ecoa, em São Paulo

25/01/2023 06h00

No mês em que é comemorado o dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, o Papo Preto recebe Sidnei Nogueira, pensador, escritor e autor da obra 'Intolerância Religiosa', da coleção Feminismos Plurais de 2020. Ele fala sobre o uso deste termo e também sobre os ataques constantes às religiões de matrizes africanas.

"O racista não vai assumir o crime, portanto quem precisa ler o livro sobre intolerância é o racista. E o racista não acredita em racismo religioso, ele acredita em intolerância religiosa", diz o professor. "Ele acredita, inclusive, que ele também sofre intolerância religiosa. Ele quer que acreditem que todos nós sofremos intolerância religiosa para amenizar o próprio crime" (a partir de 05:14 do arquivo acima).

A diferença da intolerância religiosa para o racismo religioso se dá, segundo Nogueira, quando entra em cena o componente racial. "A intolerância se dá quando, em rede nacional, um bispo chuta a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Isso é intolerância religiosa porque não está em cena o componente racial. O bispo é da categoria maior cristã, e a santa também é da categoria maior cristã e as categorias cristãs no Brasil não são vistas como negras" (a partir de 09:47 do arquivo acima).

É a leitura racializada que coloca o que chamamos de intolerância religiosa na categoria de racismo religioso, de acordo com o pesquisador, e essa violência se dá sempre contra as religiões de matriz africana. "Felizmente agora na equiparação do crime de racismo à injúria racial, aparece explicitamente a denominação racismo, racismo religioso e racismo recreativo. Portanto é crime agora inafiançável e imprescritível também o racismo religioso" (a partir de 13:25 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.