Topo

Papo Preto #112: Manifestações golpistas em Brasília: A lei é para todos?

De Ecoa, em São Paulo

08/02/2023 06h00

Este episódio do Papo Preto aborda os atos golpistas que ocorreram em Brasília no dia 8 de janeiro. Os convidados Maurício Monteiro, mediador no espaço Memória Carandiru, e Caroline Iara, integrante da Bancada Feminista de São Paulo, analisam os fatos e discutem seus desdobramentos sob o questionamento de se a lei, no Brasil, vale para todos.

Maurício Monteiro, que é ex-detento e sobrevivente do massacre do Carandiru, uma chacina que ocorreu no presídio de São Paulo, em 1992, quando uma intervenção da Polícia Militar do Estado de São Paulo deixou 111 detentos mortos, diz que não consegue dissociar as reclamações dos golpistas que foram presos com a realidade (bem diferente) que viveu no encarceramento.

"Não tem como não comparar ao que eu passei. Eu vejo as pessoas tentando amenizar [os crimes cometidos pelos golpistas em Brasília], mas crime é crime. As pessoas só pensam no imediatismo, nunca se falou tanto em direitos humanos como se fala agora" (a partir de 09:53 do arquivo acima).

Caroline Iara diz que a punição exemplar de fascistas é de suma importância nas sociedades democráticas. "Se a gente faz algum tipo de tolerância ou alguma aceitação dos intolerantes, se damos espaço para que essas narrativas sejam consideradas legítimas eu acredito que isso vai para um tamanho incontrolável. E colocamos a sociedade democrática em risco" (a partir de 06:43 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.