Topo

Papo Preto #105: O que é feminismo negro?

De Ecoa, em São Paulo

16/11/2022 06h00

Papo Preto apresenta mais um episódio da série Dicionário Preto, que explica termos relacionados à temática racial. Neste programa, Ohana Boy, professora adjunta da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, explica o que é o feminismo negro, movimento que levanta demandas das mulheres negras, que durante séculos foram escravizadas e vivem as consequências até hoje.

"Os movimentos intelectuais de luta têm uma diversidade muito grande, é difícil querer unificar todos os movimentos porque defendem a mesma pauta, pois há caminhos muito diferentes para defender determinadas temáticas", diz ela a partir de 03:44 do arquivo acima. "O feminismo negro é um movimento que é intelectual, político e engajado, que está pensando a intersecção entre gênero, raça e classe."

Ohana diz que ainda são muitas as diferenças que marcam mulheres brancas e negras e que os desafios e as diferenças são muito grandes. Um exemplo da necessidade de se pensar o feminismo negro está na pauta de reivindicação da luta feminista. "Nos movimentos dos Estados Unidos se discutia que as mulheres brancas queriam sair para trabalhar, mas mulheres negras sempre trabalharam, essa pauta não fazia sentido para as mulheres negras" (a partir de 09:24 do arquivo acima).

Para a professora, é preciso atacar a estrutura e a raiz do problema para pensar maneiras de superar os problemas e tentar fazer uma reparação histórica. "Tentar, porque tudo o que a gente faça é tentativa apenas de reparação. É muito complexo falar que há possibilidade efetiva de reparar uma história tão absurda como a deste país" (a partir de 21:37 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.