Topo

Papo Preto #97: O papel das mobilizações sociais no combate às desigualdades

De Ecoa, em São Paulo

21/09/2022 06h00

Este episódio de Papo Preto recebe Austin Christopher, estudante de relações públicas e mobilizador social para falar sobre o papel e a importância das mobilizações sociais no combate às desigualdades e ao racismo.

Austin tem 21 anos, é negro, e nasceu em uma família "privilegiada", como ele mesmo define. Conseguiu estudar em escola particular e cursa hoje Relações Públicas em uma universidade também privada. A família de seu pai, que é nigeriano, é descendente da família real daquele país e tudo isso contribuiu para a visão social que ele tem hoje.

"Percebi na escola que nem todo mundo vivia como eu. Quando a gente é criança isso não é óbvio, mas fui percebendo que eu era o único negro na minha sala, na minha escola, vi que nem todos tinham acesso aos mesmos lugares que eu, não iam para os mesmos hospitais e fui entendendo a questão social crescendo em mim" (a partir de 02:42 do arquivo acima).

Entendendo a posição que ocupa na sociedade, o estudante percebeu que não poderia apenas usufruir dos privilégios que tem. "Começou a me dar coceira eu ser encarado de forma diferente em um shopping, por exemplo, e não ter alunos como eu na minha escola, na minha faculdade, isso começou a gerar um incômodo e vi que alguma coisa eu tinha que fazer. Nós somos mais da metade da população brasileira, então por que que metade da minha sala não é negra? " (a partir de 06:41 do arquivo acima).

Austin acredita que todas as pessoas, famosas ou não, são potenciais influenciadores e podem fazer a diferença cada um à sua maneira. Ele diz que podemos descentralizar o poder de mudança quando envolvemos a base nessas ações. "Eu foco minha carreira entre relações públicas e mobilização social, um chefe meu dizia que eu sou um intrometido, eu me intrometo em tudo e vou propondo projetos e, de vez em quando, tem algum louco que aceita", diz ele a partir de 07:19 do arquivo acima.

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.