Topo

Papo Preto #101: Mulheres negras na política; um panorama do 1º turno das eleições

De Ecoa, em São Paulo

19/10/2022 06h00

Neste episódio de Papo Preto, Mônica Oliveira, comunicóloga que compõe a Coordenação da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, faz um panorama dos resultados do primeiro turno das eleições considerando a entrada nos governos de mulheres negras comprometidas com a luta antirracista.

Mônica conta que a estratégia de fortalecimento de candidatura de mulheres negras começou em 2019 visando as eleições municipais de 2020. "Fizemos um processo de formação e capacitação técnica de candidatas, num leque mais amplo, com candidatas não apenas de partido de esquerda. Nesse período foi criada a campanha Eu Voto em Negra" (a partir de 06:38 do arquivo acima).

Para 2022 foram feitas algumas mudanças. "O projeto agora é exclusivo para mulheres do campo da esquerda que estejam comprometidas com a agenda da luta negra. Continuamos fazendo atividades de capacitação, fizemos parceria com o TSE de Pernambuco que ofereceu capacitação técnica em legislação eleitoral, da propaganda, prestações de contas, que são gargalos sempre presentes nos processos de candidaturas" (a partir de 08:11 do arquivo acima).

Mônica diz que nessas eleições houve vitórias importantes e também algumas derrotas dolorosas, e que é preciso dar continuidade ao processo. "Quando falamos do quadro geral das eleições, logicamente tomamos uma pancada com esse resultado, mas não acho que temos que avaliar como uma derrota, é importante que estejamos muito atentos a esse quadro e o que ele diz para nós. O bolsonarismo está capilarizado e entranhado na sociedade brasileira" (a partir de 16:14 do arquivo acima).

Ela lembra que quem ocupa os principais cargos na política no Brasil hoje são pessoas das dinastias políticas nos estados. "São aquelas famílias que o cargo político vem passando do avô para o pai e do pai para o filho ao longo de décadas. Essa é a tradição no Brasil. As candidaturas negras não têm acesso a essas facilidades, é preciso ter estratégias que lidem com isso" (a partir de 22:08 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.