Papo Preto #131: Percepções sobre o racismo no Brasil

A pesquisa "Percepções sobre o racismo no Brasil", realizada este ano pelo Instituto de Referência Negra Peregum e pelo Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista), mostrou que 81% dos brasileiros concordam que o Brasil é um país racista. Por outro lado, apenas 11% dos mesmos entrevistados consegue reconhecer práticas racistas no seu comportamento, nos espaços em que circulam e nos espaços privados, como o da família.

Neste episódio de Papo Preto, a apresentadora Stela Diogo recebe Márcio Black, cientista político e coordenador executivo de projetos do Peregum, para comentar esse paradoxo e falar sobre as principais conclusões deste levantamento.

Ele explica que a pesquisa nasceu de uma demanda de dados que ajudem a pautar melhor o debate racial no Brasil. "Além disso, os dados poderão criar um estado de opinião atualizado sobre o debate para medir como o brasileiro médio é impactado por essa discussão" (a partir de 03:26 do arquivo acima).

Em comparação com pesquisas anteriores realizadas por outros institutos no mesmo âmbito da percepção do racismo, Black diz que houve uma avelução. Em levantamentos passados, a percepção do Brasil como um país racista chegava aos 60%. "O que essa pesquisa mostra é que tivemos um avanço nessa percepção e no reconhecimento do racismo. Trazemos como novidade uma pergunta: qual seria a relação do racismo com a desigualdade? E 47% dos brasileiros reconhecem que o racismo é o principal fator gerador de desigualdade no país" (a partir de 05:28 do arquivo acima).

Outro dado importante que a pesquisa traz é que a escola e outros espaços de aprendizagens, como universidades e cursinhos, são os primeiros que aparecem como lugar onde a criança ou adolescente sofrem racismo. "A escola aparece como o principal lugar de propagação de violência racial ao mesmo tempo em que é o primeiro lugar onde as crianças tomam contato com outras crianças fora do seio familiar. Daí a importância em se abordar a questão nesses ambientes", diz Márcio Black (a partir de 12:22 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.

Deixe seu comentário

Só para assinantes