Topo

Papo Preto #99: DJ Joss Dee fala sobre a mescla da música negra do Brasil e de Angola

De Ecoa, em São Paulo

05/10/2022 06h00

Na semana em que se comemora o dia Internacional da Música, o Papo Preto recebe Joss Dee, DJ e produtor musical angolano residente no Brasil que mescla Kuduro, Afro-House e Afrobeats com os ritmos brasileiros.

Joss Dee comemora que seu último lançamento, "Deixa Brilhar", foi levado ao Rock in Rio 2022 pela cantora Ella Fernandes, no "Espaço Favela". "Foi um momento muito bom, eu como produtor musical me senti representado. Ver minha música tomar em uma das maiores festas da música do mundo foi gratificante e bem honroso" (a partir de 02:44 do arquivo acima).

O angolano que veio para o Brasil para trabalhar como produtor musical diz que o mercado tem melhorado bastante para quem chega com novos ritmos. "Nos últimos tempos as coisas estão chegando cada vez mais e as pessoas estão curtindo mais também. Nos seis anos em que estou na estrada como DJ muita coisa se passou e cada dia que passa vejo tudo se materializando com coisas mais concretas" (a partir de 13:46 do arquivo acima).

No entanto, nem Brasil nem Angola vivem, segundo ele, um momento bom para as artes. "A cultura é um dos aspectos mais importantes quando se analisa uma nação, é praticamente um conjunto de hábitos e costumes de todas as naturezas. É algo que deve ser acompanhado de muito perto e tanto o Brasil quanto Angola não têm tido desempenhos satisfatórios" (a partir de 21:29 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.