Papo Preto #133: O que ocorre no Níger é golpe ou revolução?

No dia 26 de julho deste ano, uma junta militar tomou o poder no Níger, país localizado da África Ocidental, após depor Mohamed Bazoum, o primeiro presidente eleito democraticamente. O país foi colônia da França até 1960, desde a sua indepedência viveu quatro golpes de estado, e é por isso que a deposição do presidente tem dividido opiniões.

Alguns acreditam que o que ocorreu foi um golpe de caráter ditatorial, outros pensam que se trata de um processo revolucionário de caráter anticolonialista, articulado também por Burkina Faso e Mali. Neste episódio de Papo Preto, Stela Diogo conversa com o advogado César Augusto e com o cientista social Thiago Soares para entender se o que aconteceu no Níger foi golpe ou revolução.

César Augusto diz que boa parte do que acontece nos países francófanos da África é por conta ainda da influência francesa. "A França tem uma série de mecanismos que continua a utilizar para manter o seu poder. São países com índice de desenvolvimento humano baixíssimo, mas que são ricos em minerais e recursos energéticos que fazem parte da estrutura francesa de transporte e energia" (a partir de 04:13 do arquivo acima).

O advogado diz que ainda é cedo para falar em revolução, primeiro porque a movimentação não envolveu a população, mas sim membros do governo. "O atual líder da junta militar do Níger era o chefe responsável pela segurança do presidente, estava no cargo desde 2015. Mohamed Bazoum, vendo que ele era ainda muito próximo do antigo mandatário, pensava em demiti-lo do cargo e colocar alguém de sua confiança ali. E ele deu um golpe e derrubou o presidente", explica a partir de 07:24 do arquivo acima.

Para Thiago Soares, houve um golpe dentro da própria estrutura que já fazia parte do poder, um grupo destituiu o outro. Ele chama a atenção, no entanto, para o que vem a seguir. "Esses golpes militares, para que estejam relacionados a valores democráticos, sempre se colocam como um governo de transição, prometendo uma nova constituinte e depois voltar ao regime democrático. No Sudão, a junta militar não devolveu o poder à sociedade civil e virou uma ditadura, é um risco que se corre" (a partir de 11:06 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.

Deixe seu comentário

Só para assinantes