Topo

Papo Preto #104: Você sabe o que é o racismo recreativo?

De Ecoa, em São Paulo

09/11/2022 06h00

Este episódio de Papo Preto é mais um da série Dicionário Preto, dedicada a explicar termos relacionados à temática racial e à luta antirracista. Desta vez, Adilson Moreira, especialista em Direito Antidiscriminatório, fala sobre o termo 'racismo recreativo'.

Moreira é autor do livro que leva esse nome, da coleção Feminismos Plurais, e explica como falas ofensivas que são tidas como brincadeira fazem com que o humor racista seja socialmente validado inclusive, em muitos casos, pela própria Justiça brasileira.

"O racismo tem uma dimensão cultural e outra institucional. O elemento central da dimensão cultural do racismo é a doutrina da superioridade branca, moral, física, estética, intelectual, acadêmica, entre outras. O que eu chamo de racismo recreativo é um aspecto da dimensão cultural do racismo", diz a partir de 02:46 do arquivo acima.

O especialista diz que o racismo recreativo é um tipo de política presente no Brasil e em vários outros países do mundo, que opera por meio do uso estratégico do humor racista. "O humor racista permite que pessoas brancas e instituições controladas por pessoas brancas expressem desprezo, condescendência e ódio por pessoas não brancas, mas permite também que elas mantenham uma imagem social positiva, porque acredita-se que todo e qualquer tipo de humor é benigno, inclusive o humor racista" (a partir de 04:34 do arquivo acima).

Moreira lembra que muitas vezes pessoas que cometem o crime de racismo deixam de ser condenadas porque os juízes entendem que o humor tem sempre uma natureza benigna. "Decisões judiciais entendem que por aquela pessoa ter amigos negros, ter convivido com pessoas negras, isso é suficiente para convencer a sociedade de que essa pessoa não pode ser racista" (a partir de 11:55 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.