Topo

Papo Preto #115: Wanderson Lemos fala sobre seu projeto musical que resgata ícones negros

De Ecoa, em São Paulo

01/03/2023 06h00

Este episódio de Papo Preto recebe o cantor, compositor e instrumentista Wanderson Lemos, que traz em sua trajetória musical a valorização e homenagem a ícones negros. Ele fala sobre o processo de criação de 'América Negra', projeto musical que resgata a história e memória de figuras como Carolina Maria de Jesus, Luiz Gama e Conceição Evaristo, em narrativas audiovisuais.

O músico conta que a inspiração para este trabalho veio de uma necessidade que ele mesmo sentiu na sua adolescência. "Eu penso nesse trabalho desde a época em que estava no Ensino Médio, por causa da falta de referências que eu tinha na escola", diz a partir de 03:25 do arquivo acima.

"Eu ficava pensando o dia em que eu tiver condições de fazer um trabalho em homenagem aos ícones negros eu vou fazer para que as outras gerações não passem por isso que eu tenho passado. De olhar a história e só ver homem branco, mulher branca, olhar a televisão e ver só gente branca atuando... eu sonhava em fazer isso."

A ideia de Wanderson é fazer uma conexão de passado, presente e futuro, falando de ícones negros que já fizeram história e outros que atuam hoje. Podendo, assim, dar visibilidade para essas pessoas.

"Tem acontecido de pessoas que me dizem que não conheciam a Conceição Evaristo, por exemplo, e passaram a conhecer por causa da música. A pessoa não lê muito às vezes, mas vai escutar a música ou ver o clipe e vai lá pesquisar sobre o Luiz Gama, eu acho isso superimportante. É uma coisa que vamos deixar de legado como eles nos deixaram também. Eu espero" (a partir de 08:53 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.