Topo

Papo Preto #103: Qual é a diferença entre racismo, preconceito e discriminação

De Ecoa, em São Paulo

02/11/2022 06h00

Este episódio de Papo Preto faz parte da série Dicionário Preto, que explica termos relacionados às questões raciais. Stela Diogo recebe o professor Juarez Xavier, que também é jornalista e militante do movimento negro, para explicar a diferença entre racismo, preconceito e discriminação.

"O racismo gosto de definir a partir da sua realidade e das consequências sociais. Ele é o aniquilamento, a execução, o genocídio, a eliminação, o extermínio de um grupo racial", explica o professor. "Não existe racismo moderado, cordial, ele implica na eliminação física de um outro grupo. No Brasil, ele vai sendo alimentado ao longo de séculos, desde o primeiro momento em que a população negra chega com o estigma de ser uma população inferior à branca" (a partir de 05:17 do arquivo acima).

O preconceito racial é um conjunto de estigmas contra a população negra que surgem para justificar a violência e a brutalidade contra essa população, segundo Xavier. "A discriminação, a segregação racial, é a política adotada no final do século 19, início do 20, para separar a população negra dos seus direitos como trabalhadores (a partir de 14:21 do arquivo acima).

Dados da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo mostram que os casos de racismo no primeiro semestre de 2022 já superaram o total dos dois anos anteriores. Juarez Xavier diz que isso se deve a dois fatores. "O primeiro é o avanço político da população negra no enfrentamento ao racismo, denunciando mais, e o segundo, infelizmente, é o aumento do discurso racista principalmente nos últimos anos. As duas coisas caminham de mãos dadas" (a partir de 24:39 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.