Papo Preto #134: Mestre Ivamar, muito além da TV

Neste episódio do Papo Preto, Stela Diogo recebe o Mestre Ivamar, ator que está no ar na novela 'Amor Perfeito, da Globo. Ele é também griô, pesquisador, escritor e militante do Movimento Negro desde os anos 1970, e fala sobre a sua importância nas telas para a sua trajetória e para o movimento.

"Sou um ativista do movimento negro dos anos 1970 e tive contato com vários grupos de negros que faziam teatro e discutiam as questões raciais", conta ele a partir de 01:50 do arquivo acima. "De lá para cá comecei a participar da construção do Movimento Negro Unificado e veio uma ansiedade muito grande para sair do Brasil e fugir de tanto preconceito, de tanta dor que a gente sofria, o racismo era muito cruel e latente e fui morar em África."

Mas foi na volta ao país que Mestre Ivamar mergulhou na história de seus ancestrais no Brasil, quando foi trabalhar em Macapá, e ajudou a construir o Conselho das Comunidades Afro Descendentes do Amapá, onde ficou por 20 anos.

Convidado para participar da novela da Globo, que teve 50% do elenco formado por atores negros, ele conta que no primeiro dia de reunião com o elenco ele pediu a palavra. "Fizeram um workshop para explicar como seria o processo e colocaram duas pessoas para falar sobre a questão racial. Eu pedi a palavra e falei que estava vendo muita coisa acontecer, mas não via a nossa linguagem, o coro. E eles falaram que ia ter a congada" (a partir de 06:50 do arquivo acima).

Ivamar diz que se sentiu muito gratificado com o papel que interpretou na trama e vê com bastante entusiasmo a crescente participação negra na televisão, no entanto diz que é preciso estar alerta. "Hoje já vejo caindo um pouco essa participação porque é uma onda que vai e volta. Temos que tomar cuidado porque não somos detentores dos programas, somos poucos diretores, não estamos no comando, e isso me preocupa" (a partir de 13:55 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.

Deixe seu comentário

Só para assinantes