Topo

Papo Preto #116: Uma conversa com a atriz Heloisa Jorge

De Ecoa, em São Paulo

08/03/2023 06h00

Este episódio de Papo Preto recebe Heloisa Jorge, atriz angolana, naturalizada brasileira, com ampla carreira na televisão, que está no ar atualmente na novela 'Mar do Sertão', da Rede Globo. Ela conta como a vida real vai se confundindo com a de suas personagens, principalmente sobre os atravessamentos em suas vivências como mulher preta.

Heloisa está radicada no Brasil desde os 12 anos, estudou artes cênicas em Salvador, na Universidade Federal da Bahia, e depois mudou-se para o Rio de Janeiro quando começou a trabalhar na televisão. Sobre a representatividade do povo negro no audiovisual, ela comemora avanços, mas diz que não acredita que estejam no lugar ideal ainda.

"Acho que ainda é muito pouco visto o que a gente passou. A gente não se enxergava na televisão, nas revistas, a gente via as coisas e não se identificava, e estamos falando do Brasil, um país que tem maioria da população negra", diz a partir de 06:36 do arquivo acima. "Mas caminhamos bastante."

Ela diz que não adianta pensar em representatividade colocando-se um grupo de atores e atrizes pretos contando uma história se quem está escrevendo a história não entende da vivência daquelas pessoas". Em algum momento vai dar errado porque a pessoa que escreveu não entende a realidade da pessoa preta no Brasil" (a partir de 11:52 do arquivo acima).

A atriz, que vive a personagem Dagmar na novela das 18h atualmente, diz que sonha com o momento em que não seja mais preciso falar que temos X atores pretos e pretas na novela. Que isso seja natural.

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.