Topo

Papo Preto #123: Narrativas negras na literatura infantojuvenil

De Ecoa, em São Paulo

26/04/2023 06h00

Neste episódio do Papo Preto, Renato Cafuzo, ilustrador e agora autor do livro 'Moleque Piranha', fala da importância da representatividade e identificação de crianças negras e periféricas com a literatura infantil. Seu primeiro livro como autor irá compor o acervo de 20 bibliotecas comunitárias da Baixada Fluminense e mais de 50 escolas no Complexo da Maré.

Ele conta que esse título dá nome a um personagem que ela já trabalha há 10 anos, que é um peixe meio bravo com mãos e pernas. "Gosto muito do termo moleque piranha, é uma brincadeira de poder aproveitar um elemento cultural que a favela produziu, nunca ia sonhar que ele pudesse se tornar um material voltado para criança", diz a partir de 08:25 do arquivo acima.

Cafuzo diz que o lançamento do livro foi em uma pista de skate que ele costuma frequentar com a sua filha e que ele teve que explicar para outros pais o significado do título porque a palavra 'piranha' assustava um pouco. "Lembro que falei, na época, que o nome do livro era para nós adultos pensarmos qual a relação que a gente cria com as palavras e como a gente torna isso acessível para as crianças".

As crianças que o autor retrata no livro são pretas e vivem na favela, porque ele acredita que precisa contar histórias como a dele, como a de sua filha, porque "histórias de crianças brancas já existem muitas". Cafuzo lamenta o fato de a lei número 10.639, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas há 20 anos, não ser respeitada.

"Existem dois problemas sobre a aplicação desta lei, uma é a falta de garantias de que ela aconteça em segurança como, por exemplo, a gente colocar um livro como indicação de leitura ele ser atacado. O outro que é alegado é a falta de opções e ofertas, com a desculpa de que não encontraram fontes para trabalhar a prerrogativa dessa lei no espaço escolar, e isso é uma questão bem delicada porque tem projetos aos montes, eles têm que ser incentivados" (a partir de 13:03 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.