Topo

Papo Preto #72: O afrofuturismo na literatura fantástica

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

29/03/2022 06h00

Neste episódio de Papo Preto, o apresentador Yago Rodrigues recebe o escritor e historiador Anderson Lima, um dos fundadores da Kitembo Edições Literárias do Futuro, editora que promove a literatura fantástica e afrofuturista. Ele fala sobre a participação negra na cultura pop e geek.

O afrofuturismo é uma corrente de estudo sobre a convergência da cultura negra com a ficção científica, que insere negritude em um contexto de tecnologia e projeções sobre o futuro, e discute a possibilidade da existência negra em mundos que não são marcados pelo racismo e pela opressão. "Ele lida com a questão do apagamento, não queremos ser apagados da história, então trazemos na literatura histórias que mostram que o preto pode viver com autoestima, pode existir em qualquer lugar" (a partir de 3:16 do arquivo acima).

Anderson comenta a inserção de negros cada vez mais frequentes no universo fantástico, como os filmes de super heróis, mas ressalta que nem sempre a simples presença de um negro traz representatividade. "O Pantera Negra trouxe uma questão sobre nós, nos deu empoderamento, mas nos unificou muito. Isso é bom e ruim. Juntou todo o povo ali vivendo em um lugar só, e não é bem assim que as coisas funcionam", diz a partir de 9:42 do arquivo acima.

Ele conta que o próximo filme da saga O Senhor dos Anéis traz um elfo negro e isso causa estranheza. "Temos que tomar cuidado com alguns traços culturais nosso, que é onde a gente se perde. Ele é um elfo de pele negra, mas ainda representa a cultura da branquitude, não vai representar a cultura afrocentrada. O elfo é um ser europeu e da natureza, será que nós vivíamos na Europa naquele momento?", diz Anderson.

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.