PUBLICIDADE
Topo

Papo Preto #53: Os desafios do retorno escolar nas escolas públicas

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

27/10/2021 06h00

Neste episódio de Papo Preto, Yago Rodrigues e Dindara Paz, do Alma Preta Jornalismo, entrevistam Luciana Alves, pedagoga e doutoranda em educação na Universidade de Campinas (Unicamp), e Gabriel Corrêa, líder de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação. Eles discutem os obstáculos e as soluções para o retorno das aulas presenciais das escolas públicas.

Luciana diz que os impactos da pandemia na educação pública foram "incontáveis". "As propostas para que as crianças continuassem com algum vínculo com a escola foram ínfimas em comparação às redes de ensino privado. Primeiro porque a maioria não tem internet ou equipamentos para acompanhar as aulas, segundo porque pais e mães permaneceram trabalhando nas periferias, e ainda porque a maioria dos brasileiros não tem formação para atuar como professor dos próprios filhos" (a partir de 2:45 do arquivo acima).

Apesar de o regresso às aulas presenciais ser necessário e urgente, Gabriel diz que muitas escolas não têm segurança. "Muitas redes não conseguiram ainda fornecer máscaras, álcool e testagens, um ano e meio depois de já sabermos da importância disso tudo", diz. "É possível voltar com segurança especialmente por causa da vacinação, mas é preciso ser feito com muito cuidado, com políticas fortes, muito preparo e muita comunicação com a comunidade escolar" (a partir de 6:02 do arquivo acima).

Ele diz que acolhimento, afeto e cuidado serão muito importantes no retorno. "Especialmente nas zonas de periferia do Brasil, a escola também atua como uma rede de proteção social, de garantir saúde, segurança alimentar, prevenir violência doméstica. Por isso o presencial nas escolas públicas é muito importante" (a partir de 9:15 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.