PUBLICIDADE
Topo

Papo Preto #51: Os caminhos da arte independente

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

13/10/2021 06h00

Neste episódio de Papo Preto, Yago Rodrigues bate um papo cheio de poesia com o artista Akins Kintê. Entre palavras e rimas, Kintê fala sobre sua trajetória, percalços e as articulações entre artistas da cena independente.

O artista diz que a internet e o acesso às redes fez com que a literatura marginal saísse da marginalidade. "A literatura periférica, independente, esse crescimento dos saraus na periferia e de seu movimento cultural nos deu visibilidade e hoje trabalhamos muito bem a publicação de livros impressos", diz. "Os movimentos muitas vezes conseguem trabalhar melhor que grandes empresas" (a partir de 3:35 do arquivo acima).

Akins Kintê diz que estar na arte é nunca parar de lutar. "Nosso tema é como sobreviver nesses tempos difíceis e também como ser um artista independente. Sempre tem um lance de não perder a dignidade e não parar de sonhar, não podemos parar de sonhar nunca. Uma hora melhora" (a partir de 16:42 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.