Topo

Papo Preto #18: Lucas no BBB21 e a demonização do homem negro

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

10/02/2021 04h00

O 18º Papo Preto entrevista Roger Cipó, influenciador, apresentador e fotógrafo cujo trabalho documental lida com experiências da população negra junto às religiões de matriz africana, buscando desestigmatizá-las. Atualmente, Cipó também pesquisa e reflete sobre masculinidades negras e questões ligadas ao corpo masculino negro.

Para o entrevistado, a hostilização de Lucas Koka Penteado no BBB21 — que culminou com a saída do participante — é emblemática de questões que vem sendo debatidas por homens negros.

"Mesmo sendo figuras centrais na construção dessa sociedade, nós homens negros somos considerados as principais ameaças ao bem-estar dela", afirmou Cipó (a partir de 9:34 do arquivo acima).

Ele afirma que a ideia perversa de que o homem negro provoca o caos e é responsável por todas as atrocidades é construída pelo racismo e usada para justificar sua morte (literal ou simbólica).

"Tudo isso rolou com o Lucas por conta de algo que incomodou muito a casa, que foi ele fazer um discurso de propor alguma autonomia para a comunidade [negra], propor que as pessoas negras se juntassem para chegarem na final", argumentou o entrevistado (a partir de 14:09 do arquivo acima).

Ele também comentou o papel de participantes negros nesse processo: "A primeira expressão das pessoas negras que pensam que dependem da branquitude para sobreviver num programa desse é criminalizar o cara preto que traz esse pensamento. Pensa comigo quantos homens negros pagaram com a sua vida por propor autonomia pro seu povo, de Malcolm X até [Martin] Luther King. Quantos de nós acabam por ser silenciados, oprimidos nos diferentes espaços dessa sociedade por falar 'vamo junto?'", disse (a partir de 14:57 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL e coletivos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.