Topo

Guardiola volta à final da Champions após 10 anos; relembre as decisões

Guardiola festeja com jogadores do City
Guardiola festeja com jogadores do City
Divulgação

Do UOL, em São Paulo

05/05/2021 04h00

Demorou, mas Pep Guardiola está de volta à final da Liga dos Campeões. Dez anos se passaram até que o técnico espanhol conseguisse disputar novamente o título da principal competição de clubes da Europa.

Continua depois da publicidade

A classificação para a final veio na tarde de ontem, com vitória por 2 a 0 do Manchester City contra o PSG. No jogo de ida, o time inglês havia vencido Neymar e cia. por 2 a 1.

Aliás, não podemos deixar de destacar a campanha quase perfeita do City nesta edição. Foram 11 vitórias e apenas um empate. Nada mal, né?

Teve até desabafo de Guardiola após garantir a vaga na final:

Continua depois da publicidade
As pessoas acham que é fácil chegar na final porque já aconteceu no passado (...) Essa competição é muito difícil. Tem alguma coisa... as estrelas estão envolvidas.
Guardiola, após avançar à final da Champions após 10 anos

Se cuida, Chelsea ou Real...

Será a terceira final de Guardiola como treinador. Ele tem dois títulos e 100% de aproveitamento em decisões até aqui.

O curioso é que os dois títulos de Pep na competição vieram em cima de um rival do City: o Manchester United.

Continua depois da publicidade

O primeiro deles aconteceu na temporada 2008-09. Naquela edição, o Barcelona venceu o United por 2 a 0 no Estádio Olímpico de Roma, com gols de Eto'o e Messi. Quem lembra?

Depois de cair na semi na temporada seguinte para a Inter de Milão, a volta por cima veio logo na sequência. Na edição de 2010-11, o Barça voltou à decisão e, mais uma vez, superou o Manchester United: 3 a 1, com gols de Pedro, Messi e Villa em Wembley.

Teve gol do E.T...

Poderia ser muito mais...

É bem verdade que Guardiola poderia ter bem mais finais de Champions na conta. Ao todo, ele foi eliminado na semi em cinco ocasiões — duas com o Barcelona e três com o Bayern de Munique.

Continua depois da publicidade

A pior campanha foi na temporada 2016-17, quando o Manchester City de Pep se despediu da competição nas oitavas de final.

E agora? Qual vai ser o desfecho da terceira final de Pep Guardiola na Champions?