Topo

Liga dos Campeões - 2020/2021

City vence o PSG de novo e vai à final da Champions pela 1ª vez na história

Do UOL, em São Paulo

04/05/2021 17h54

O Manchester City está na final da Liga dos Campeões. O time comandado por Pep Guardiola venceu o PSG por 2 a 0 na tarde de hoje, no Etihad Stadium, e confirmou classificação para a decisão da principal competição continental de clubes da Europa pela primeira vez em seus 141 anos de história. Riyad Mahrez, que já havia marcado na vitória por 2 a 1 no encontro de ida, anotou os gols da vitória nesta terça-feira.

Se de um lado Mahrez brilhou, o mesmo não se pode dizer de Neymar. O brasileiro, sem a companhia de Mbappé, lesionado, teve atuação apagada, pouco criou, demonstrou irritação em alguns lances e não conseguiu levar o Paris Saint-Germain à sua segunda final consecutiva de Champions — a equipe foi vice-campeã na temporada passada. Assim, Neymar se despede desta edição da competição com seis gols em nove jogos disputados.

Agora, o City espera o vencedor da semifinal entre Chelsea e Real Madrid. As equipes se enfrentam às 16h (de Brasília) de amanhã no Stamford Bridge, em Londres, após empate por 1 a 1 no confronto de ida. A final será disputada no dia 29 de maio, em Istambul, na Turquia.

Mahrez brilha em semifinal

Riyad Mahrez foi o grande nome da semifinal. Ele já havia sido decisivo com o gol da virada no primeiro jogo, em Paris, e voltou a brilhar nesta terça-feira: foram dois gols na conta do argelino.

O primeiro deles saiu aos 11 minutos de jogo. Em um ataque avassalador iniciado com um lançamento milimétrico de Ederson, De Bruyne finalizou da entrada da área e, no rebote, Mahrez apareceu para marcar. Na volta do intervalo, aos 17 minutos, foi depois de um contra-ataque e bela tabela entre De Bruyne e Foden que ele recebeu passe para completar para a rede.

PSG sofre e para na trave

O Paris Saint-Germain não encontrou o seu melhor jogo na tarde de hoje. É bem verdade que a equipe começou a partida pressionando e por muito pouco não marcou com Marquinhos, quando já perdia por 1 a 0, ao acertar o travessão. Mas foi só. Em desvantagem após derrota no confronto de ida, o PSG se viu totalmente anulado pelo City, que teve em Fernandinho um dos pilares para a classificação.

Mbappé "blefa", mas só fica no banco

Antes da partida, havia muita expectativa sobre a condição de Mbappé. O francês havia sentido lesão muscular na panturrilha na semana passada e virou dúvida para o duelo decisivo. A presença do jogador no banco de reservas, no entanto, criou expectativas sobre uma possível entrada durante a partida. Em vão. O atacante não foi a campo e assistiu aos 90 minutos entre os suplentes.

City alcança 1ª final de Champions

A partida de hoje foi histórica para o Manchester City. Pela primeira vez desde a sua fundação, em 1880, a equipe alcançou vaga para a tão sonhada final da Liga dos Campeões. A primeira vez na decisão acontece depois de uma trajetória quase impecável: 11 vitórias e apenas um empate.

A melhor campanha até esta terça havia sido nas temporadas 2015-16, 1970-71 e 1969-70, quando o City parou nas semifinais. Além disso, o técnico Pep Guardiola volta à decisão no torneio após dez anos. A última vez havia sido em 2011, quando ainda comandava o Barcelona.

Como Neymar ligou chance de ser melhor do mundo à Champions League

Você acha que Neymar vai conquistar, um dia, o título de melhor do mundo? A possibilidade existe, mas existe uma coisa no caminho: a Liga dos Campeões. O UOL Esporte Explica, com Domitila Becker, explica como a saída do Barcelona ligou, obrigatoriamente, a conquista da Champions a uma coroação do brasileiro como melhor do planeta. Veja:

Outros capítulos de UOL Esporte Explica: