PUBLICIDADE
Topo

Liga dos Campeões - 2020/2021

Champions League começa hoje com recordista do Guinness e bolha na Albânia

Zagueiro Ilde Lima, de 41 anos, tem seu nome no Guinness Book e hoje (22) joga a Champions League - Divulgação/Inter Escaldes
Zagueiro Ilde Lima, de 41 anos, tem seu nome no Guinness Book e hoje (22) joga a Champions League Imagem: Divulgação/Inter Escaldes

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

22/06/2021 04h00

Três semanas após o título do Chelsea, a Liga dos Campeões já vai recomeçar. O troféu mais cobiçado da Europa volta a estar em jogo a partir das 15h (de Brasília) de hoje (22), quando os campeões de Andorra, Ilhas Faroe, Kosovo e San Marino abrem a competição em uma bolha na Albânia. Tem até recordista mundial em campo.

Trata-se da primeiríssima fase da edição 2021-22, a preliminar das preliminares, tão marginalizada que nem o site oficial da Uefa a inclui em sua tabela de jogos. Mesmo assim, é Champions League. Enquanto os clubes favoritos estão de férias e os craques defendem suas seleções, dois jogos alternativos dão o pontapé na competição nos arredores da cidade de Tirana, a capital albanesa.

Em condições normais, as partidas seriam em San Marino e nas Ilhas Faroe, mas a Uefa preferiu organizar a fase atual e a seguinte na Albânia por causa da pandemia de covid-19. O Folgore (San Marino) enfrenta o FC Prishtina (Kosovo), enquanto o HB Tórshavn (Ilhas Faroe) encara o Inter Escaldes (Andorra).

Na temporada de seu centenário, o Prishtina praticamente joga em casa: é o time de maior sucesso e o atual campeão do Kosovo, país que é filiado à Uefa mas ainda não é reconhecido por toda a comunidade internacional. O Kosovo e a Albânia são países vizinhos e muito próximos culturalmente, sendo a maioria da população kosovar de ascendência albanesa.

No outro confronto está um recordista mundial do Guinness. Ilde Lima, hoje com 41 anos, é dono da maior carreira internacional da história do futebol masculino: foram 22 anos e 148 dias jogando pela seleção de Andorra até seu amistoso de despedida, em 2019. Ele é defensor do campeão andorrano, Inter Escaldes, que encara o HB Tórshavn, das Ilhas Faroe.

Os vencedores destes dois duelos se enfrentam em seguida. O time sobrevivente, então, avança para desafiar o campeão húngaro, o Ferencvaros, na chamada "primeira fase preliminar" da fase de grupos —mas que na prática já é a terceira. É a partir desta etapa que os representantes de outros países entram na Liga dos Campeões.

Os primeiros jogos da Champions 2021-22:

Terça-feira (22), às 15h:
Folgore (San Marino) x FC Prishtina (Kosovo)
HB Tórshavn (Ilhas Faroe) x Inter Escaldes (Andorra)