PUBLICIDADE
Topo

Papo Preto #81: Conversa com uma viajante negra pelo mundo

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

01/06/2022 06h00

Neste episódio de Papo Preto, o apresentador Yago Rodrigues conversa com Rebecca Aletheia, idealizadora do coletivo A Bitonga Travel, de mulheres negras que viajam pelo mundo. Com o lema de vida baseado no Sankofa, que significa "voltando ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro", Rebecca falou diretamente de Serra Leoa, na África, onde está no momento.

Ela conta que o racismo tira das pessoas pretas alguns direitos, e um deles é o direito ao lazer. "O direito de percorrer e atravessar o mundo também nos foi tirado, foi colocado como algo luxuoso e que não é nosso. O racismo estrutural vem dessa forma também e se não prestamos atenção somos engolidos por ele" (a partir de 2:55 do arquivo acima).

Rebecca está lançando um livro intitulado EscreVIVER, que reúne cartas de uma viajante negra ao redor do mundo. "São cartas que escrevi a mim mesma desde 2017, era meu presente enviando cartas para o meu futuro, de tudo o que eu vivia como uma mulher preta, como foi viver em outros países", diz a partir de 7:27 do arquivo acima.

"Andando pelo mundo vejo muito brasileiros expatriados, mas a maioria é de brancos. Na África encontrei mais pretos e fiquei muito feliz porque estamos falando ao mundo que nós podemos, sim, viajar e sermos expatriados, trabalharmos em outro país com o nosso conhecimento que adquirimos em nosso país ou fora dele."

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.