Topo

Papo Preto #74: A presença de negros na construção civil

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

13/04/2022 06h00

Neste episódio de Papo Preto, o apresentador Yago Rodrigues recebe o engenheiro civil Luciano Machado, sócio da MMF Projetos, para debater os motivos de os negros ainda serem minorias com formação superior na área da construção civil, mesmo compondo mais da metade da população brasileira.

Luciano diz que os negros são minoria neste mercado porque a estrutura é formada para que fiquem de fora. "Quem tem condições financeiras paga escola privada para os filhos estudarem todos os anos do ensino fundamental e os três anos do médio para que ele entre na universidade pública. E o nosso caso é o inverso" (a partir de 3:56 do arquivo acima).

Segundo ele, quando o estudante chega no mercado de trabalho, há a preferência pelas pessoas que saíram das faculdades públicas de renome. "Eu tive a oportunidade de estudar na Mackenzie, que é uma faculdade centenária de engenharia, muito bem qualificada, e isso fez a diferença na minha carreira, mas o negro sai das grandes oportunidades da engenharia quando ele entra no ensino fundamental, ali o nosso destino está sendo traçado" (a partir de 6:05 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.