Topo

Papo Preto #73: Gautier Lee e as narrativas negras no audiovisual brasileiro

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

06/04/2022 06h00

Neste episódio de Papo Preto, Yago Rodrigues recebe a roteirista Gautier Lee, que fala da importância de abrir espaço e construir redes de apoio e reconhecimento para as pessoas pretas atuarem no cinema, nas novelas e demais canais de entretenimento com conforto e dignidade.

Gautier diz que o mercado audiovisual, por si só, precisa da diversidade, e que ela não vem somente das pessoas negras, mas de toda minoria que não está sendo bem representada. "É muito difícil ter espaço neste mercado porque ele te esmaga, às vezes, pois temos uma infinidade de conteúdo para consumir na palma de nossas mãos, e a qualquer momento" (a partir de 08:41 do arquivo acima).

O estudo, o aprimoramento de ideias antes de concluir um roteiro e a persistência, para ela, são fundamentais para conseguir se inserir em um mercado prioritariamente de brancos. "Muitas vezes o mercado quer histórias que não são as que queremos contar, mas se a gente chega com uma boa história, em que confiamos e acreditamos, o mercado percebe isso também. É uma linha tênue que temos que caminhar como pessoas negras, porque o mundo quer as nossas narrativas, porque elas vendem, mas o mundo não nos quer" (a partir de 13:20 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.