PUBLICIDADE
Topo

Papo Preto #39: O Brasil não quer compreender o racismo, diz Rashid

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

14/07/2021 06h00

Neste episódio de Papo Preto, Juca Guimarães conversa com Michel Dias Costa, o Rashid, um dos grandes nomes do Rap brasileiro. O músico fala de sua trajetória, de questões raciais e da importância de a sua arte retratar o atual cenário político do país.

Rashid fala da importância de se informar e estudar para compreender o mundo em que vivemos para formar uma "bagagem" e com ela alcançar o sucesso. "Não adianta colocar o pé no acelerador se não tem estrada para percorrer. Primeiro é preciso pavimentar a estrada com conteúdo, abrir a mente", diz. "Em minhas viagens aproveitava para isso, comprar livros, discos, descobrir mais coisas para evoluir. Meus ídolos que chegaram longe estão sempre em evolução, com bagagem intelectual" (a partir de 15:33 do arquivo acima).

O músico diz que diante do cenário político atual do Brasil a classe artística não pode ficar calada, e foi isso que o motivou a gravar Diário de Bordo 6 este ano. "O Brasil entrou nessa descendente de 2016 para cá, aquela mentalidade do "Fora Dilma" foi muito suja, concordando ou não com ela foi muito baixo o que fizeram com ela, veja se há liberdade para fazer algo parecido agora. As pessoas começaram a me cobrar (a partir de 20:58 do arquivo acima).

Para Rashid, o Brasil de hoje é desumanizado e os negros que estão em posição de representatividade não os representam. "O Brasil de hoje não quer compreender a questão racial porque escolhe os representantes que quer, olha quem está lá no Zumbi dos Palmares, e os "totens" negros ao lado do presidente. Esses são tidos como nossos representantes" (a partir de 23:53 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.