Topo

Papo Preto #36: Por que precisamos de cotas?

Mais Papo Preto
1 | 25

De Ecoa, em São Paulo

23/06/2021 06h00

Adotadas no Brasil a partir de 2004, as cotas raciais são responsáveis por uma melhor distribuição de oportunidade entre os brasileiros. Criticadas por uns e defendidas por outros, as cotas são o tema deste episódio de Papo Preto. Yago Rodrigues conversa sobre o tema com a CEO e o Coordenador do Alma Preta Jornalismo, Elaine Silva e Vinícius Araújo.

Vinícius conta que as cotas entram no país como ações afirmativas. "É importante entender o que é isso, elas servem para igualizar as coisas, historicamente a população negra foi prejudicada, tem todo um histórico de escravidão", diz. "Essa ação chega como uma das ferramentas para tornar esse jogo mais igual" (a partir de 4:13 do arquivo acima).

Ele lembra que diversas pesquisas mostram a pouca participação de negros no mercado de trabalho, em cargos de chefia, sendo que a população negra é maioria no Brasil. Elaine disse que foi "a cota" de todas as empresas em que trabalhou. "Por muito tempo suportei constrangimentos, eu como mulher negra faz três anos que estou em um espaço de liderança, mas é muito difícil. Muito tempo se passou até que eu pudesse ser reconhecida pelo que eu faço" (a partir de 9:37 do arquivo acima).

Vinícios explica que divulgar amplamente os programas de cotas é muito importante, mesmo que gere protestos, porque as pessoas ficam sabendo do problema. "Quando falamos de cotas, falamos de acesso para pessoas que estão em desigualdade. Estamos discutindo sobre acesso" (a partir de 34:25 do arquivo acima).

Papo Preto é um podcast produzido pelo Alma Preta, uma agência de jornalismo com temáticas sociais, em parceria com o UOL Plural, um projeto colaborativo entre o UOL, coletivos e veículos independentes. Novos episódios vão ao ar todas as quartas-feiras.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar — no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Você pode ouvir Papo Preto no canal do UOL no YouTube e nas plataformas de podcast Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast e CastBox.